Professores do Esporte Cidadão participam de formação continuada

Este mês, os professores do Projeto Esporte Cidadão terminaram a programação da Formação Continuada – Professor Líder, que teve início no mês de junho deste ano.

A capacitação foi orientada pelos coordenadores da ONED, a Organização Nacional das Entidades do Desporto, que desenvolve o Esporte Cidadão em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba.

Durante as reuniões pedagógicas com os professores, realizadas às segundas-feiras na Secretaria de Esportes, os coordenadores da ONED trabalharam a aplicação dos conceitos do esporte educacional, as competências e habilidades necessárias aos professores nos dias de hoje, como liderança, entusiasmo, comunicação, organização e planejamento da aula, didática, criatividade, entre outras. Cada professor desenvolveu uma habilidade e a apresentou aos demais. “O trabalho foi muito positivo! Os professores aprenderam com as atividades dos outros professores e comentaram que a partir do que foi apresentado por um colega, eles criaram outras atividades. Ao precisar de outro professor para ajudar na apresentação, eles tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe”, conta Valeria Bonatti, coordenadora da ONED.

“Os professores comentaram que aprenderam bastante. Durante a capacitação, eles perceberam que, apesar de terem sido trabalhadas cada habilidade separadamente, na mesma aula é importante que eles utilizem várias habilidades como didática, dinamismo, ludicidade, todas são importantes. O esporte educacional tem essa proposta: promover em todas as aulas, todas as competências”, afirma Silvia Queriquelli, coordenadora do esporte educacional da Secretaria de Esportes de Indaiatuba.

O professor Rodrigo Batista abordou o tema “Comunicação” e garante que a capacitação agregou muito conhecimento. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho dos nossos amigos professores e como eles abordam certos conceitos em aula, abrindo um leque de variáveis que podem acrescentar e muito em nossas aulas. Temos professores do mais alto nível, com conhecimento e muita experiência. Vê-los atuando e mostrando diversas abordagens e como os mesmos conceitos podem ser aplicados em modalidades diferentes, agregou muito!”, ressalta o professor que ministra aulas de Futebol, Futsal e Handebol.

O projeto Esporte Cidadão recebe recursos via Lei de Incentivo do Ministério do Esporte e é incentivado pela John Deere do Brasil e pelo Banco Sofisa. O projeto de caráter educacional oferece aulas gratuitas de 20 modalidades esportivas a cerca de 7 mil crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade.

 

Posted by admin