O jogador Renato Cajá, meia do Ponte Preta, prestigiou na última sexta-feira, dia 26, o festival do Esporte Cidadão. O atleta esteve no Centro Esportivo do Trabalhador (CET) para conversar com o alunos de futebol do projeto e entregar as medalhas de participação para a criançada. Cajá que é divide a artilharia do Campeonato Brasileiro este ano Ricardo Oliveira (Santos), com cinco gols cada é considerado um dos destaque neste início de competição. Ele fez questão de levar palavras de incentivo aos pequenos jogadores, destacando a importância dos valores como disciplina, dedicação e trabalho em equipe, conceitos trabalhados no dia-a-dia do programa municipal.
Realizado a cada final de semestre, o festival do Esporte Cidadão tem como objetivo promover a integração dos cerca de 8.300 alunos de 23 modalidades em 19 núcleos esportivos da cidade, com apresentações e disputas simbólicas com a presença dos pais e público em geral. Realizado nesta oportunidade de 16 a 30 de junho, inclui atividades de ginástica artística, futsal, voleibol, aikidô, judô, basquete, boxe, kickboxing, karatê, handebol, tênis, futebol, ginástica de trampolim, capoeira, natação, jiu jitsu, ginástica rítmica e tênis de mesa.
A participação dos pais nos festivais e demais ações do programa vem crescendo a cada ano, o que é outro fator relevante. “Ficamos muito satisfeitos de ver pais e alunos prestigiando o evento, pois é mais uma iniciativa que tem como objetivo reforçar junto às crianças e jovens os valores inerentes ao esporte, como o trabalho em equipe, a disciplina, a ética e a determinação”, comenta o secretário municipal de Esportes Humberto Panzetti. Para Andreia Campos, mãe de alunos do Esporte Cidadão, é visível o resultado do trabalho desenvolvido pela equipe do projeto. “Meus filhos sempre tiveram interesse pela prática de esportes, mas o projeto vai mais longe porque trabalha nas aulas outros temas como drogas, a importância da família, entre outros assuntos, além de ser acessível para todos. Eu estou feliz porque meus filhos estão evoluindo bastante!”, afirma orgulhosa. Cleide Gomes dos Santos, mãe de duas alunas de Ginástica de Trampolim do Esporte Cidadão, também reconhece os benefícios da iniciativa. “Eu acho importante, porque as crianças se desenvolvem, gastam energia. Se elas não estivessem na ginástica, ficariam em casa sem fazer nada”, comenta.
O Esporte Cidadão é um programa de esporte educacional desenvolvido pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), integrada pelas empresas patrocinadoras Toyota do Brasil, John Deere do Brasil e Ticket Serviços e as apoiadoras Mann+Hummel Brasil e Plastek do Brasil. Atende gratuitamente mais de 8.300 alunos de 6 a 17 anos em 23 modalidades e 19 núcleos esportivos da cidade. As inscrições são abertas no início de cada semestre e a cada período é realizado um festival de todas as modalidades para estimular a cooperação entre os alunos e a aproximação com os familiares. Informações podem ser obtidas no telefone (19) 3825-6270.
Recesso de julho
As aulas do Esporte Cidadão entrarão em recesso a partir de 1 de julho, quarta-feira, e retornarão em 14 de julho, terça-feira, em todos os núcleos esportivos.