No mês de outubro, cerca de 50 alunas de Ginástica Artística do Esporte Cidadão, com idade entre 6 e 10 anos, foram convidadas a fazer parte de uma atividade com os alunos do segundo semestre do curso de Educação Física da Unimax, dentro da disciplina Comportamento Motor.
Para a aplicação prática da disciplina, as alunas do Esporte Cidadão participaram de uma avaliação motora elaborada pelos universitários, com base nos estudos de Gallahue para verificar qual estágio motor elas se encontram.
A coordenadora da Unimax, Ana Brolo, explica a importância dessa avaliação. “Essa avaliação é importante para o profissional de Educação Física possa planejar suas aulas atendendo às necessidades de seus alunos. Por exemplo, se a criança está no nível inicial e o esperado para a idade é o nível intermediário, o professor poderá aplicar atividades que estimulem a evolução desse estágio”, conta a coordenadora.
As habilidades motoras selecionadas para a atividade foram: correr, arremessar, receber e quicar – habilidades básicas que podem indicar possibilidades para o professor e auxiliar o desenvolvimento motor da criança.
“Vejo com bons olhos ter uma universidade junto com especialistas como vocês, pois incentiva as crianças ao estudo muito além da prática esportiva. Sem falar na parte científica, que possibilita as melhores práticas e a qualificação. Eu fiquei muito feliz em trazer minha filha para participar dessa atividade”, comentou Alessandra Garuti, mãe da aluna de Ginástica Artística, Rafaela Garuti, de 9 anos.
Os resultados da atividade devem sair ainda este ano.