Ainda há vagas para as aulas de Beisebol do Projeto Esporte Cidadão. As aulas são oferecidas no Campo do Complexo Educacional Parque das Nações para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, tanto no período da manhã, quanto no da tarde.
O Beisebol é a modalidade mais nova oferecida pelo projeto, desenvolvido pela ONED, Organização Nacional das Entidades do Desporto, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba e incentivado pela John Deere do Brasil e Banco Sofisa.
O professor Leandro Gurther explica que nas aulas os alunos aprendem as regras e os fundamentos do Beisebol: pegar e arremessar a bola, correr e rebater. “Através de jogos e atividades lúdicas os alunos aprendem a manipulação e controle da bola, o posicionamento para receber, arremessar e rebater. Nós trabalhamos bastante a disciplina, importante para a prática de qualquer modalidade esportiva”, afirma o professor.
Vitória Sousa, de 14 anos, é uma das alunas de Beisebol que garante que o esporte é muito divertido. “Eu assisto bastante aos jogos de Beisebol na TV e sempre gostei. Quando soube que haveria aulas aqui eu me inscrevi e estou gostando muito. É muito divertido!”, afirma Vitória.
Pedro Henrique Gomes Cabral, de 12 anos, também está gostando das aulas. “Eu já fiz Basquete, Handebol, Natação e Judô no Esporte Cidadão e agora estou fazendo Beisebol. No início era muito difícil, então eu ficava imaginando que ia conseguir rebater para bem longe! Quando eu consegui, fiquei até emocionado! O Beisebol é algo incrível, todos deveriam experimentar!”, convida Pedro.
Daniele Rodrigues Oliveira é mãe de Raul de Oliveira, de 8 anos, aluno de Beisebol do Esporte Cidadão. Ela conta que foi o filho que escolheu a modalidade. “Ele está gostando e não quer perder uma aula. Acho importante para ele praticar esporte desde cedo. Ele é novo no projeto e estou gostando bastante porque os professores são muito dedicados”, ressalta Daniele.
As aulas gratuitas de Beisebol do Projeto Esporte Cidadão para crianças e jovens de 6 a 15 anos de idade, no Campo do Complexo Educacional Parque das Nações, acontecem às 4as e 6as feiras de manhã e à tarde: de 6 a 8 anos – às 8h15 e às 16h15; de 9 a 11 anos – às 9h15 e às 15h15; e de 12 a 15 anos – às 10h15 e às 14h15. Para participar, o responsável pelo aluno pode ir ao núcleo com o RG e preencher a ficha de inscrição diretamente com o professor Leandro, no Campo, que fica na Rua Antônio Martiliano de Campos, 460, no Jardim Alice.
O Beisebol é um esporte muito popular nos Estados Unidos. Na Ásia e em Cuba este jogo também é muito popular. No Brasil é pouco praticado e conhecido da população, mas já vem ganhando espaço.
Em Indaiatuba, a modalidade é muito difundida pela comunidade nipo-brasileira. As aulas de Beisebol do Esporte Cidadão contam também com o suporte de professores do projeto BASE, desenvolvido nas escolas do município. Além dos ensinamentos sobre a modalidade, esses professores também introduzem nas aulas um pouco da cultura japonesa, como a disciplina e o respeito pelo professor e pelo aprendizado.
O jogo
O jogo é realizado a partir da disputa de duas equipes: a que ataca, coloca um jogador em campo – o batedor – e a que defende conta com nove jogadores. O time atacante reveza o batedor, um por vez, de acordo com uma ordem pré-estabelecida pelo técnico da equipe. A partida conta com um total de nove revezamentos de ataque e defesa entre as equipes. Caso haja empate, novas entradas são acrescidas à partida, de modo que algum time vença.
Dois instrumentos são fundamentais para uma partida de beisebol: o taco e a bola. A bola tem circunferência entre 23 e 25 centímetros, e sua massa deve ser exatamente de 142 gramas. Sua estrutura interna pode ser de cortiça, corda ou lã, desde que revestida por couro costurado à mão. O taco tem formato cilíndrico e pode ser tanto de madeira quanto de alumínio. Sua massa pode variar entre 850 gramas e um quilo, e seu tamanho médio é de 81 centímetros (Fonte: Brasil Escola).