Dentro da proposta educacional do projeto Esporte Cidadão, cada mês do ano os professores trabalham com os alunos um determinado assunto, chamado tema transversal. O tema abordado visa ao desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania, através da transmissão de valores e conceitos ligados à promoção da saúde e educação e preservação do meio ambiente.
No mês de setembro, os temas transversais trabalhados nas aulas do projeto Esporte Cidadão trataram da consciência ecológica. Os professores conversaram com os alunos e propuseram reflexões sobre o consumo de produtos, a reutilização de materiais, a importância da preservação do meio ambiente para o nosso planeta. Num outro momento, os alunos confeccionaram os próprios brinquedos utilizando materiais recicláveis. O resultado foi surpreendente! Eles fizeram jogos, carrinhos para bonecas, bolsas, bonecos, bichos, entre outros. Depois puderam compartilhar e brincar com os amigos os brinquedos feitos por eles mesmos. Eles se divertiram muito! “Acho de extrema importância que as crianças desenvolvam a consciência ecológica e abram sua mente para as inúmeras possibilidades do que fazer com material que iria para o lixo. Além dessa descoberta, a atividade estimulou também a imaginação e a criatividade dos alunos”, afirma Cristiane Loriato, professora de Ginástica Rítmica.
O Projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela Organização Nacional das Entidades do Desporto (ONED), em sua 4ª edição na cidade de Indaiatuba-SP, é referência no país. Realizado em parceria com a prefeitura de Indaiatuba, é incentivado pela John Deere do Brasil e pelo Banco Sofisa, através da Lei de Incentivo do Ministério do Esporte. Oferece 7 mil vagas para aulas gratuitas de 20 modalidades esportivas para crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos, em 19 núcleos distribuídos pela cidade.