Depois que o Brasil sediou os Jogos Paralímpicos e o mundo inteiro viu exemplos de superação foi a vez dos alunos do Projeto Esporte Cidadão passarem por uma vivência paralímpica.
Como o Projeto Esporte Cidadão, desenvolvido pela ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), tem caráter socioeducacional, toda semana os professores abordam com seus alunos os chamados temas transversais, que tratam dos mais variados assuntos que possam contribuir para a formação dos alunos enquanto cidadãos responsáveis e conscientes. Nesta semana, os alunos participaram da vivência paralímpica.
Cada professor, depois de conversar com os alunos, propôs uma atividade adaptada. No Centro Esportivo do Trabalhador, por exemplo, durante a aula de Handebol, os alunos jogaram sentados na linha, simulando deficiência nos membros inferiores. No gol, os alunos não podiam usar os braços.
Na piscina, os alunos experimentaram diversas formas de nadar e encontraram muitas dificuldades: alguns não podiam bater as pernas, outros usaram apenas um dos braços para nadar, outros apenas as pernas.
Depois da experiência, os alunos aprenderam diversas lições, como superar dificuldades, descobriram que todos têm capacidade para realizar aquilo que se propõem a fazer, ajudar o outro, conviver com as diferenças e o respeito pelo próximo. “Eu achei legal, mas achei muito difícil”, declarou o aluno de Natação, Theo Maron, de 7 anos. “Eu achei muito legal, porque aprendi bastante coisa. A gente precisa ajudar um ao outro e se a gente trabalhar junto conseguiremos o nosso objetivo”, disse a aluna de Handebol, Laura Iório, de 12 anos. “Nós passamos por essa experiência para ver como a pessoa passa por dificuldades para aprender. Mas é só não desistir!”, comentou o aluno de Handebol, Athos Pereira, de 17 anos.
“A participação deles foi bem bacana! Foi válido para estimulá-los a olhar para o outro e ajudar quando houver necessidade, para eles perceberem que mesmo com dificuldades, mesmo praticando a modalidade adaptada, eles também conseguem jogar”, afirmou a professora de Handebol, Kátia Cardoso.
O Esporte Cidadão é um programa de caráter socioeducativo, desenvolvido pela ONED e que recebe, desde 2014, recursos via Lei de Incentivo do Ministério do Esporte, tendo o suporte das empresas patrocinadoras Toyota do Brasil e John Deere do Brasil. Atende gratuitamente alunos de 6 a 17 anos em 20 modalidades e 20 núcleos esportivos de Indaiatuba-SP.