Redatoras: Eliane Rocha e Fabiana Biondi
As competências socioemocionais podem e devem ser desenvolvidas, ainda mais em um mercado de trabalho que exige profissionais flexíveis e adaptados para qualquer atividade.
Pensando nisso, as coordenadoras da Oned utilizaram o formato roda de conversa como metodologia para ajudar os profissionais de Educação Física do Esporte Cidadão (Ano VI) a pensar melhor sobre o controle das emoções, colaboração, empatia, comunicação, feedback, trabalho em equipe.
“A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais as possibilidades são exploradas, melhor. Ao invés de somente escutar o que as coordenadoras estavam transmitindo, os professores tiveram a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender com os colegas”, explica Eliane Rocha, coordenadora da ONED.
O professor de Taekwondo, Ricardo Leite, contou que aprendeu muito com a roda de conversa. “Eu achei bastante interessante, gostei muito, achei importante não só para a evolução profissional, mas pessoal também. Era um momento em que a Eliane levantava algumas questões para o grupo e que quando parávamos para nos autoavaliar, a gente via que tinha motivos para mudar algumas coisas. Foi muito legal porque não ficou só aqui no projeto, eu levei para fora daqui também. Eu comecei a ouvir mais e não só simplesmente falar, elogiar ou criticar. Foi muito bom”.
Para a professora de Natação, Cintia Rubio, as rodas de conversa contribuíram para o desenvolvimento tanto profissional, quanto pessoal. “Você escutar das pessoas que trabalham com você como elas te enxergam, como elas te vêem profissionalmente, isso me enriqueceu muito. Me trouxe uma visão de como a minha postura influencia o grupo; trouxe reflexão, mexeu em algumas feridas que precisam ser trabalhadas porque sei que isso vai me enriquecer ainda mais profissionalmente”, afirmou.
“Acredito que esta ação resultou em uma reação muito positiva nos grupos de trabalho, onde pudemos nos fortalecer e nos unir em busca do objetivo comum”, concluiu a coordenadora Eliane.
A roda de conversa – metodologia
A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica. Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos envolvidos a se expressarem e aprenderem em conjunto.
Os temas da roda de conversa foram planejados pelas coordenadoras, com conteúdo e objetivos claros. Alem disso foram utilizadas dinâmicas de grupo (de acordo com cada tema), onde cada professor pôde ser protagonista da aprendizagem.
A função da roda de conversa
A própria característica física da roda de conversa proporciona um momento de integração entre os professores, pois possibilita olhar para os colegas, o que incentiva o diálogo.
É importante que todos estejam confortáveis e sintam-se parte do grupo, é um momento de autoconhecimento, inclusão, participação, encorajamento e estímulo entre os participantes.
A roda de conversa foi realizada semanalmente nos meses de julho, agosto e setembro, com a orientação das coordenadoras da ONED e participação de 29 professores do Esporte Cidadão (Ano VI).